joelho
joelho
Rua Bernardino de Campos nº 999 - Centro
Ribeirão Preto SP - CEP 14.015-130
www.ccrp.com.br


Veja no mapa como chegar ao evento
 
joelho joelho joelho
 
 
joelho
RIBEIRÃO PRETO é o centro da região que mais se desenvolve no Brasil. Desenvolvimento com base na diversificação da economia e da qualidade de vida.
Nascida em 1856, em uma clareira onde, um século antes os Bandeirantes estiveram de passagem, a cidade ganhou impulso com a lavoura de café, cultivado pelos imigrantes e fertilizado pela terra vermelha - "rossa" para os italianos e "roxa" no linguajar caboclo.
A terra de Ribeirão Preto transformou a região no maior produtor de grãos na virada do século XIX. Abastecia o mundo inteiro com o que se chamava "ouro verde".
A antiga clareira, banhada por dois córregos, logo se transformou em uma importante cidade, ligada ao país por ferrovia, telefonia e rodovias.
O desenvolvimento trouxe novas culturas, como a cana-de-açúcar, a soja, o milho, o algodão, a laranja e implantou uma forte agroindústria.
Mais de 80 municípios compõem a região de Ribeirão Preto. São 3 milhões de habitantes que ocupam uma área de 30 mil km2. A renda per capita é semelhante à de alguns países da Europa Mediterrânea e praticamente o dobro da média brasileira.

 

TEATRO PEDRO II CAMPUS DA USP PARQUE CURUPIRA
joelho joelho joelho

Na década de 20 Ribeirão Preto vivia o apogeu econômico. A maior produção de café dava à cidade ares de Eldorado. Nessa época, exatamente em 1928, o presidente da Companhia Cervejaria Paulista João Meira Júnior iniciava a construção de um grande teatro de ópera. O projeto foi inspirado em casas de espetáculos européias. O crack da bolsa de Nova York em 1929 e a crise econômica mundial refletiram na construção do teatro. Diversos padrões de acabamento foram alterados. Mesmo assim, o teatro surgiu como símbolo de poder da sociedade cafeeira. Em 15 de julho de 1980 o Theatro Pedro II viveu sua tragédia com o incêndio que destruiu a cobertura, o forro do palco e grande parte do interior. O fato ocorreu durante exibição do filme "Os Três Mosqueteiros Trapalhões". O fogo comprometeu a estrutura do teatro. Em maio de 1991 teve início a primeira etapa de restauração e modernização do teatro. Em janeiro de 1993 começou a segunda etapa. Um concerto de música erudita em abril de 1994 arrecadou US$ 10 mil para a recuperação. Em 1996, o Theatro Pedro II foi reinaugurado.

O CAMPUS DA USP é um complexo situado em área da antiga fazenda Monte Alegre, formado pelas faculdades de Odontologia, Farmácia, Enfermagem, Administração, Ciências Contábeis, Filosofia, Biologia, Psicologia, Química e de Medicina, que se destaca mundialmente pelas pesquisas.
O Campus acomoda também o Hospital das Clínicas, um dos centros de pesquisa mais avançados da América Latina. Um Hemocentro, um lago, conjunto de residências para professores, alojamento para estudantes, agência bancária, pista de atletismo, biblioteca, assessoria cultural, restaurantes, ginásio de esportes, piscina olímpica, agência de correio, editora e parque botânico integram o Campus, além da preservação da colônia de imigrantes italianos do início do século, que integrava a fazenda.

O PARQUE CURUPIRA complexo ambiental de 152 mil metros quadrados de vegetação, transformado no maior espaço de lazer da cidade. O projeto elaborado pela prefeitura, transformou o local num ambiente ideal para passeios e caminhadas. Foram construídas cachoeiras e lagos artificiais próximos a uma Praça de Eventos. Entrecortada por trilhas, a área é ideal para caminhadas e passeios de bicicleta.
O parque está localizado em uma área de antiga exploração de basalto. Esta rocha foi formada de erupções vulcânicas ocorridas há cerca de 130 a 60 milhões de anos.
As cachoeiras e lagos da Praça de Eventos, servem para embelezar e refrescar esse ambiente. A beleza e o frescor oferecidos dependerão do bom uso que se fizer destes elementos. Eles não foram feitos para banhos e sim para contemplação.
     
PINGUIM SETE CAPELAS TEATRO DE ARENA
joelho joelho joelho

O PINGUIM, que tem o chope mais famoso do país, é um dos cartões de visita de Ribeirão Preto. Inaugurado em 10 de novembro de 1943 pelo seu fundador Nicolás Miranda, a famosa casa de chope está instalada no Edifício Diederichsen, também no Quarteirão Paulista, onde inicialmente funcionou o Snooker Pingüim.Albano Celini, que em 1965 comprou a famosa choperia registrou que mais de 2 mil pessoas, diariamente, consomem mais de 2 mil litros de chope, servidos em tulipas de cristal em um processo de congelamento da cantina passando por mais de 800 metros de serpentina até a saída da bomba.Os novos proprietários, liderados pelo empresário Antonio Alves, passaram a administrar o Pingüim em 1983, que é conhecido como Pingüim 1 porque em 1977, no Edifício Meira Júnior, do Quarteirão Paulista, em frente ao primeiro, foi inaugurado o Pingüim 2, aumentando a capacidade de fornecimento do melhor chope do Brasil.Em 1990, a Câmara Municipal aprovou lei de preservação do local onde funciona o Pingüim 1 para que não seja licenciado outro tipo de comércio a não ser choperia, para manter a tradição.

O Santuário das SETE CAPELAS foi idealizado pelos monges beneditinos, cada dedicada a um padroeiro. A construção se prolongou por quase dez anos. A primeira capela, de Nossa Senhora das Graças, foi construída em 1948. A de São Judas Tadeu em 1951. As capelas de Nossa Senhora Aparecida e Santa Terezinha foram construídas em 1954. A capela de São Jorge em 1955 e, encerrando o santuário, as capelas de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e da escadaria - a Capela da Penitência.
Cada mantém sua individualidade no que se refere ao conjunto arquitetônico, mas formam um interessante conjunto. Dispostas em semicírculo, as capelas são voltadas para o centro.
É importante notar que as capelas foram edificadas em uma escavação de pedreira, ficando assim o santuário guarnecido em todo o seu perímetro por rocha.

Em 1969 foi inaugurado o TEATRO DE ARENA, idealizado e construído por Jaime Zeiger. Construído numa meia-encosta, em uma área de aproximadamente 6 mil metros quadrados, Jaime Zeiger realizou pesquisas em vários países da Europa e Oriente Médio para a escolha do local ideal: topografia que favoreceria a qualidade acústica do teatro. Este teatro foi o primeiro teatro de arena construído no interior do Estado de São Paulo. A peça Antígona (de Sófacles) foi o primeiro espetáculo teatral apresentado no Teatro de Arena.
Durante o ano de 1986 o teatro sofreu algumas reformas e foi reinaugurado em 1987.
     
QUARTEIRÃO PAULISTA TEATRO MUNICIPAL PRAÇA XV DE NOVEMBRO
joelho joelho joelho

O QUARTEIRÃO PAULISTA, tradicionalmente conhecido, é formado pelo conjunto arquitetônico que abrange o Theatro Pedro II, o prédio do antigo Palace Hotel e o Edifício Meira Júnior, onde funciona o "Pinguin II", que tem tradição de oferecer o melhor chope do país.

O TEATRO MUNICIPAL inaugurado em 1969 com linhas modernas, tem capacidade para 515 pessoas. O estacionamento fica localizado ao lado do teatro e tem capacidade de aproximadamente 40 carros. Por ser um lugar arborizado e amplo, é usado também para eventos culturais.

A PRAÇA XV DE NOVEMBRO, marco de referência histórica e geográfica, localiza-se na região central da cidade. A praça foi tombada pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo) em 13 de março de 1985, junto com o "Quarteirão Paulista".
     
CATEDRAL METROPOLITANA BOSQUE MUNICIPAL  
joelho joelho




T extos e fotos:

Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto


Saiba mais:
www.ribeiraopreto.sp.gov.br

A CATEDRAL METROPOLITANA, tendo como padroeiro São Sebastião, teve a pedra fundamental lançada em 3 de março de 1904. A benção e o término da construção foram em 1920. Em estilo romântico e linhas góticas, destacam-se os vitrais coloridos no seu interior, os afrescos pintados por Benedito Calixto que datam de 1917. A Catedral Metropolitana de São Sebastião de Ribeirão Preto está localizada na Praça das Bandeiras, região central da cidade.

Aves, répteis, mamíferos, peixes: animais contidos em recintos do zoológico e animais mantidos em liberdade. Há ainda inúmeras espécies de invertebrados, fungos, epífitas e entre as árvores estão perobas centenárias, jequitibás, ipês e jatobás que são nativos, além de espécies exóticas que foram introduzidas para compor a paisagem.
 

 

OBJETIVO / CONVIDADOS / PROGRAMA / HOSPEDAGEM / LOCAL / PATROCINADORES / CONTATO



joelho